Os 10 mandamentos do bom cipeiro
O termo “cipeiro” foi adotado carinhosamente e refere-se ao profissional que compõe a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), daí o nome “cipeiro”.
Ao ser eleito para integrar a gestão da CIPA, o cipeiro recebe a tarefa de defender e garantir a saúde e a segurança de seus colegas no desempenho de suas atividades laborais.
Entre as ações a serem desempenhadas pela equipe de cipeiros, estão: investigar, discutir e combater as condições de trabalho inseguras, insalubres, perigosas e irregulares.
Cabendo a eles organizar e encaminhar suas sugestões buscando implantar melhorias no seu local de trabalho.
Veja abaixo alguns “mandamentos” que poderão lhe auxiliar nessa tarefa:
1 – Previna-se
Não é só observar se o trabalhador está usando EPI, mas também estar atento às condições do local de trabalho e seus efeitos sobre os trabalhadores. É ter consciência que o mais importante é a prevenção coletiva.
2 – Ouça
Sempre esteja preparado para ouvir toda e qualquer reclamação ou denuncia dos trabalhadores. As vezes, pode parecer pouco, mas todo trabalhador pode ajudar o cipeiro e toda informação tem importância.
3 – Anote
Todas as reclamações, sugestões e críticas para que possam ser averiguadas e respondidas.
4 – Responda
Todos os questionamentos, reclamações e sugestões que receber dos trabalhadores. Isso estabelece uma confiança entre o trabalhador e o cipeiro.
5 – Investigue
Todo e qualquer acidente no local de trabalho e elabore um relatório completo sobre o ocorrido.
6 – Organize-se
Não existe CIPA atuante e forte sem a organização dos trabalhadores, que precisam conhecer e ajudar no trabalho do cipeiro.
7 – Estude
É preciso constantemente buscar conhecimento, fazer cursos de formação e conhecer a legislação. Só assim é possível argumentar na hora de defender os diretos dos trabalhadores.
8 – Seja ativo
Não tenha medo de ir além, vá com inteligência e sensatez e tudo aos poucos irá fluir como se deve.
9 – Saiba delegar
Uma das grandes virtudes dos grandes líderes é saber delegar responsabilidades aos outros com inteligência e coerência.
10 – Esqueça a estabilidade
Trabalhe com estabilidade ou sem estabilidade, você continua sendo empregado da empresa.
Vale enfatizar que todos os mandamentos do bom cipeiro são integrados, não havendo uma ordem a ser seguida. Além disso, a avaliação não deve ser feita somente na conclusão de uma exclusiva ação da CIPA, mas sim de todas as ações ao decorrer do mandato.
Por isso, a importância dos membros da CIPA sempre realizarem avaliações dos dados e resultados obtidos, afim de estabelecer cada vez mais melhorias no ambiente de trabalho.
O VOTECIPA é a primeira plataforma online para eleição da CIPA do Brasil, são mais de 18 anos auxiliando empresas no país inteiro.
Solicite um orçamento agora mesmo e surpreenda-se com a facilidade de uma
ELEIÇÃO CIPA 100% ONLINE!!!
CLIQUE AQUI PARA SOLICITAR UM ORÇAMENTO AGORA
Fonte: VOTECIPA
TALVEZ VOCÊ SE INTERESSE POR: